Introdução
A metodologia adoptada pelo Economic Research Service (ERS) do United States Agricultural Department (USDA) no cálculo do TFP (total factor productivity), permite-nos estabelecer uma relação entre as evoluções verificadas:
- no volume da produção agrícola;
- na superfície agrícola produtiva (SAP);
- na produtividade parcial da terra;
- na quantidade dos factores de produção, trabalho, capital e bens intermédios utilizados por hectare de SAP;
- na produtividade total dos factores (TFP) de produção utilizados.
A base de dados disponibilizada por esta instituição possibilita uma análise comparativa da evolução destas quatro variáveis, entre 1961 e 2020, para 179 países e territórios.
O objectivo deste artigo vai ser o de se proceder à análise comparativa da evolução da produção e da produtividade agrícolas nas últimas décadas para os países que integram a Europa do Sul: Portugal, Espanha, Itália, Grécia e Malta.
Para o efeito, foram levados em consideração os quatro seguintes períodos:
- Um primeiro, que corresponde às duas décadas que vão dos anos 60 do século XX até ao início do processo de integração europeia e que considerámos mediar entre os triénios “1962” e “1982”.
- Um segundo período, que corresponde à primeira década após a nova integração na CEE e que considerámos mediar entre os triénios “1982” e “1992”.
- Um terceiro período, que corresponde a duas décadas caracterizadas pelo processo de reforma da PAC iniciado em 1992 e continuado após 2003, e que admitimos ir do triénio “1992” ao triénio “2012”.
Um último período, entre os triénios “2012” e “2020”, que corresponde aos anos que vão desde a intervenção da Troika até ao início da invasão da Ucrânia.
Metodologia
Com base nestes dados é possível decompor as variações estimadas para o TFP nas seguintes diferentes origens da variação da respectiva produção (Figura 1):
- variação da superfície agrícola utilizada ajustada para as respectivas capacidades produtivas;
- variação da superfície agrícola de regadio
- variação do volume de trabalho, capital e bens intermédios utilizados por hectare de área utilizada;
- variação do TFP, resultante da inovação e evolução tecnológica.
É de realçar os diferentes tipos de medidas de políticas que são determinantes para as alterações incentivadoras do crescimento do volume da produção agrícola que consta da Figura 1.